Voltar
Como o trabalho de Product Manager está mudando na Era da IA

A Gestão de Produtos na Era da IA: Novos Desafios e Foco Estratégico

Aprofundamento CEVIU

Aprofundamento

A ascensão da IA está remodelando a rotina do Product Manager (PM), transformando-o em um orquestrador de contextos. Se antes a gestão era fragmentada entre várias ferramentas, agora a IA centraliza esse trabalho em uma camada contextualizada, personalizando os fluxos. Não se trata de substituir as ferramentas, mas de integrá-las de forma mais fluida. Como já antecipado em nossa cobertura de maio de 2026, com o artigo “Um novo desafio para Product Managers de software”, e junho de 2026, em “Gerente de Produto é um cargo do passado”, a facilidade de gerar código e funcionalidades pela IA move o desafio principal para a gestão da complexidade e a decisão do que não construir. Isso força o PM a focar na clareza de valor e na visão sistêmica do produto.

A mudança de paradigma é clara: o gargalo do desenvolvimento de produtos migrou da engenharia para o design, a integração e, principalmente, o alinhamento estratégico. A capacidade de produzir rapidamente mais funcionalidades nem sempre se traduz em impacto real no negócio, um dilema que ressoa com a discussão em “A IA e a Reinvenção da Agilidade no Desenvolvimento de Produtos” de agosto de 2026. Agora, o discernimento do PM, discutido em “O Novo Papel do Product Manager na Era da IA” (agosto de 2026), e a priorização robusta são mais importantes do que nunca. Não basta fazer mais; é preciso fazer o que importa, navegando pelas diferentes abordagens de adoção da IA: proteger o lado negativo (cautela), maximizar o lado positivo (experimentação rápida) ou otimizar para impacto (foco em métricas e valor real). A confiança cega na IA é descartada; o PM precisa desenvolver novas habilidades para delegar, verificar e integrar a IA de forma inteligente, mantendo o controle sobre o julgamento humano.

O que mudou

Nossa cobertura anterior já apontava para a redefinição do papel do Product Manager e a necessidade de um foco maior em decisões estratégicas e discernimento, como visto nos artigos de maio, junho, julho e agosto de 2026. A novidade é que agora vemos a concretização dessas mudanças no dia a dia. A IA não é apenas uma ferramenta auxiliar, mas uma

Fontes

Avalie este artigo:
Categoria
CEVIU Gestão de Produtos
Publicado
16 de outubro de 2026
Editoria
CEVIU Gestão de Produtos

Quer receber mais sobre CEVIU Gestão de Produtos?

Conteúdo curado diariamente, direto no seu e-mail.

Conteúdo curado diariamenteDiversas categoriasCancele quando quiser